top of page
Dúvidas Frequentes
1. Energia Solar e Aquecedor Solar são a mesma coisa?
Não, os aquecedores solares funcionam com o calor do sol, e servem para esquentar a água. São mais comuns em residências. Já o sistema de energia solar funciona a partir da radiação solar e gera energia elétrica, que serve para consumo e pode inclusive ser injetada na rede para consumo posterior.
2. Como funciona a energia solar?
Os painéis solares absorvem a energia do sol ao longo do dia e convertem-na em corrente contínua (CC). A maioria das residências e empresas opera com corrente alternada (CA), de modo que a eletricidade CC é passada através de um inversor para convertê-la em eletricidade CA utilizável. Nesse ponto, você usa a eletricidade de sua casa ou a envia de volta para a rede elétrica.
3. Vou produzir energia mesmo em dias nublados?
A quantidade de energia que o seu sistema de energia solar pode gerar depende da luz solar. Como resultado, seus painéis solares produzirão um pouco menos de energia quando o tempo estiver nublado e sem energia durante a noite. No entanto, devido aos altos custos de eletricidade e incentivos financeiros, a energia solar é uma decisão inteligente, mesmo que você viva em uma cidade nublada .
4. Quais são os benefícios financeiros da energia solar?
Quando você instala um sistema de energia solar em sua propriedade, você economiza dinheiro em suas contas de eletricidade e se protege contra o aumento das tarifas de eletricidade no futuro. O quanto você pode economizar depende das taxas de serviços públicos e das políticas de energia solar em sua área, mas a energia solar é um investimento inteligente, independentemente de onde você mora.
5. Quais são os benefícios ambientais da energia solar?
A energia solar, como outros recursos de energia renovável , tem muitos benefícios ambientais e de saúde . A energia solar reduz as emissões de gases de efeito estufa , que contribuem para as mudanças climáticas, e também resulta em menos poluentes do ar, como dióxido de enxofre e material particulado, que podem causar problemas de saúde.
6. Posso sair da rede usando placas solares?
Quando você instala painéis solares em sua propriedade, você ainda estará conectado à rede. Isso permite que você pegue da rede quando o seu sistema não está produzindo toda a energia que você precisa, e envie a energia de volta para a rede quando você produz mais do que você usa. É possível sair da rede com um sistema de energia solar que inclui armazenamento de bateria, mas vai custar um pouco mais caro e não tem sido necessário para a maioria dos proprietários.
7. Vou ter energia se a concessionária desligar a rede ou num apagão?
Se o seu sistema de painéis solares estiver conectado à rede, ele será desligado no caso de um blecaute. Isso serve para evitar que pessoas que atendem emergências e pessoas de reparo de energia elétrica sejam feridas por seus painéis, enviando energia de volta à rede. No entanto, existem certos inversores que você pode comprar que fornecem energia de backup em um blecaute quando emparelhado com uma bateria.
8. Qual a manutenção de um sistema de energia solar?
Os sistemas de painéis solares são feitos de vidro temperado durável e exigem pouca ou nenhuma manutenção durante os 25 a 35 anos que geram energia. Na maioria dos casos, você nem precisa limpar seus painéis solares regularmente caso more numa região com chuvas regulares. Se algo acontecer, a maioria dos fabricantes de equipamentos inclui garantias, embora os termos da garantia dependam da empresa.
9. Eu ainda receberei conta de luz, mesmo utilizando painéis solares?
A menos que o seu sistema de energia solar inclua armazenamento de bateria e você esteja completamente fora da rede, você ainda receberá uma fatura da sua concessionária. No entanto, você pode reduzir drasticamente sua fatura, ou até mesmo reduzir o valor ao mínimo da conta com um sistema de painel solar que corresponda ao seu uso de energia.
10. Posso financiar um sistema de energia solar?
Sim, atualmente todos os principais bancos tem linhas específicas para energia solar, com taxas e parcelas muitas vezes menores do que o valor que passará a ser economizado. Os bancos mais procurados para esta modalidade de financiamento são Sicoob, Sicredi, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Santander, além de financeiras exclusivas do setor como a Solfácil.
bottom of page